Nikoguru

Abiogênese e Biogênese

  • por em 29 de abril de 2021

A origem da vida no nosso planeta é um dos temas que ainda gera discussão entre os cientistas, ainda não se encontra resolvido e muito menos há um consenso entre eles. Existem várias hipóteses para explicá-la, mas todas elas derivam de uma evolução química, um ramo pluridisciplinar da ciência, que envolve, a Química, a Biologia, a Física, a Geologia e, até mesmo, a Astronomia. Seu objeto de interesse são os processos que teriam permitido aos elementos químicos que compõem os organismos atingirem o grau de organização estrutural e funcional que caracteriza a matéria viva.

Devido a complexidade e a polêmica desse tema, esse artigo irá tratar de duas teorias bastantes conhecidas que tentam explicar a origem da vida e que são cobradas em provas e vestibulares de nível médio: Teoria da Abiogênese e a Teoria da Biogênese.

Abiogênese ou Geração Espontânea

  1. Teoria que tenta explicar a origem da vida a partir de componentes não vivos; a partir de matéria inanimada.
  2. Registro de “fórmulas” de como se obter determinados tipos de vida. Por exemplo: você poderia obter ratos, a partir de matéria inanimada como lixo. Imagina se fosse verdade?
  3. A teoria se apoia na transformação da matéria inanimada em seres vivos.
  4. A princípio, não seguia os preceitos da Metodologia Científica.
  5. Apesar de ser uma ideia completamente absurda pelo nível científico atual, a abiogênese foi a teoria mais aceita até metade do séc. XIX.

Biogênese

Para contrapor as ideias da abiogênese, vários cientistas fizeram experimentos para provar que a única forma de originar um ser vivo era através de um já existente. Logo, um rato não poderia surgir do lixo, e sim de outro rato.

Francesco Redi (Séc. XVII)

  • Primeiro experimento a questionar a Teoria da Abiogênese
  • Seu experimento contava com a existência de um Grupo Controle (recipiente aberto) e um Grupo Teste (recipiente coberto com gaze), o que o permitiu comparar seus resultados.
  • O recipiente recoberto por gaze permitia a entrada de ar. Entretanto, no interior deste, não foram observadas nem larvas, nem moscas.
  • Conclusão: a gaze impedia a entrada das moscas, impossibilitando a deposição de ovos na carne e a eclosão destes em larvas.
  • Observação: mesmo sem as moscas, a carne sofreu processos de putrefação. A explicação não foi possível na época por ainda não se ter conhecimentos sobre microbiologia.

Louis Pasteur (Séc. XIX)

  • Conhecimento já existente sobre microbiologia.
  • Seu experimento comprovou que fungos e bactérias podem ser carregados pelo vento, possibilitando a contaminação (são organismos ubíquos).
  • Caso a Abiogênese estivesse correta, os microrganismos deveriam também se desenvolver no frasco com o bico de ganso ainda intacto. Isso não foi observado.
  • O experimento de Pasteur derrubou a teoria da Abiogênese (ou “Geração Espontânea”).

Mesmo que Pasteur tenha comprovado a biogênese, essa teoria ainda não explica como surgiu a vida na Terra. Essa é uma questão que ainda se encontra em aberto pela ciência da humanidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Biologia
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments