Nikoguru

Os níveis de organização dos seres vivos na Ecologia

  • por em 16 de junho de 2021

Os seres vivos são organizados em níveis de acordo com a sua complexidade. Ao nível microscópico, percebe-se que a matéria é formada de átomos. Tais átomos formam moléculas, em sua maioria, orgânicas e estas formam organelas. Essas organelas interagem entre si e formam as células que são consideradas as unidades básicas de todos os seres vivos de acordo com a Classificação Taxonômica de Lineu.

A partir da organização celular dá-se origem aos tecidos nos organismos pluri/multicelulares. Nesse nível as células se especializam de acordo com a função de cada tecido como a pele, sangue, ossos e tecido nervoso. Posteriormente esses tecidos se organizam para formar os órgãos que são as unidades anatômicas essências à manutenção da vida nos organismos multicelulares. Quando um conjunto de órgãos trabalha em função de uma determinada porção do metabolismo forma-se um sistema, como os sistemas digestório, circulatório e respiratório. Todos os sistemas de um ser vivo multicelular compõem o seu organismo individual.

Unidades Básicas da Ecologia

As unidades básicas em ecologia compreendem basicamente a espécie, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera. Uma espécie é um indivíduo visto de forma isolada dentro de uma população. A população é formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie capazes de se reproduzirem entre si. As diferentes populações ocupando um determinado espaço geográfico constituem uma comunidade que também pode ser chamada de biocenose.

A biocenose (conjunto de comunidades), ou “parte viva” de um ecossistema, está em constante interação com os fatores não vivos ou abióticos. Ao conjunto desses fatores não vivos dá-se o nome de biótopo (solo, luz solar, espaço, sais minerais, condições de umidade e pH, temperatura). Essa constante interação entre biocenose e biótopo, ou seja, todas as possíveis interações entre todas as comunidades e os fatores não vivos de uma determinada localidade geográfica, dão origem ao que chamamos de ecossistema.

Os ecossistemas formam um conjunto de interações ecológicas em todo o planeta chamado biosfera, que representa o nível mais alto de organização ecológica.

Resumo de Níveis de Organização na Ecologia

  • Átomo: É a menor parte de uma matéria.
  • Molécula: Conjunto de átomos com características e propriedades químicas.
  • Célula: Unidade morfológica e funcional dos seres vivos.
  • Tecido: Células e substância intercelular que interagem para realizar suas funções.
  • Órgão: Conjunto de tecidos que interagem para a execução das suas funções.
  • Sistema: Conjunto de órgãos.
  • Organismo: Conjunto de sistemas
  • Espécie: Indivíduo visto de forma isolada da sua população.
  • População: Organismos da mesma espécie que vivem em um mesmo local ao mesmo tempo.
  • Comunidade ou Biocenose: Populações de diferentes espécies que vivem em um mesmo local ao mesmo tempo.
  • Ecossistema: Conjunto dos fatores bióticos e abióticos.
  • Biosfera: Conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Biologia
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments