Nikoguru

Sais Minerais

  • Nikoguru
  • por em 15 de abril de 2021

Sais minerais são compostos inorgânicos que participam no controle metabólico, da formação de proteínas e de compostos estruturais do organismo. Eles são encontrados em forma iônica (dissolvidos), sólidos ou associados a moléculas orgânicas. Devido a incapacidade do corpo humano de produzir essas substâncias, é fundamental que elas sejam adicionadas à dieta.

Sal MineralFunçãoDeficiênciaFontes
CálcioAtua na formação de tecidos, ossos e dentes; Age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; Combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo.Deformações ósseas; Enfraquecimento dos dentes.Queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim e castanha de caju
CloroConstitui os sucos
gástricos e
pancreáticos
É difícil haver carência de cloro, pois existe em quase todos os vegetais; o excesso de cloro destrói a vitamina E e reduz a produção de iodoVegetais
CobaltoAge junto com a vitamina B12 , estimulando o crescimento e combatendo as afecções cutâneasEstá contido na vitamina B12 e no tomate
Cobre Age na formação da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue)Centeio, lentilha, figo, banana, damasco, passas, ameixa, batata e espinafre
Enxofre Facilita a digestão; é desinfetante e participa do metabolismo das proteínasNozes, alho,
cebola, batata,
rabanete,
repolho,
couve-flor,
agrião, laranja e
abacaxi
Ferro Indispensável na formação do sangue; atua como veiculador do oxigênio para todo o organismoAnemiaFígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas, azeitona
Flúor Forma ossos e dentes; previne dilatação das veias, cálculos da vesícula e paralisiaA necessidade de flúor é muito pequena; ele é recomendado apenas para gestantes para crianças durante a formação da segunda dentiçãoAgrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola,
couve-flor, maçã e trigo integral
Fósforo Atua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismoMaior probabilidade de ocorrência de fraturas; músculos atrofiados;
alterações nervosas; raquitismo
Carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo e cereais integrais
Iodo Faz funcionar a glândula tireóide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidosBócio; obesidade,
cansaço
Agrião, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, aspargo, rabanete, tomate, peixes e frutos do mar
MagnésioAtua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscularProvoca extrema
sensibilidade ao
frio e ao calor
Frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate e mel
ManganêsImportante para o crescimento; intervém no aproveitamento do cálcio, fósforo e vitamina B1Cereais integrais, amendoim, nozes, feijão, arroz integral, banana, alface e beterraba e milho
Potássio Atua associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular; contribui para a formação as célulasDiminuição da atividade muscular, inclusive a do coraçãoAzeitona verde, ameixa seca, ervilha, figo, lentilha, espinafre, banana, laranja, tomate, carnes, vinagre de maçã e arroz integral
SilícioAge na formação dos vasos e artérias e é responsável pela sua elasticidade; atua na formação da pele, das membranas, das unhas e dos cabelos; combate as doenças da pele e o raquitismoAmora, aveia, escarola, alface, abóbora, azeitona e cebola
SódioImpede o endurecimento do cálcio e do magnésio, o que pode formar cálculos biliares ou nefríticos; previne a coagulação sanguíneaCãibras e retardamento na cicatrização de feridasTodos os vegetais (principalmente salsão, cenoura, agrião e cebolinha verde), queijo, nozes e aveia
ZincoAtua no controle cerebral dos músculos; ajuda na respiração dos tecidos; participa no metabolismo das proteínas e carboidratosDiminui a produção de hormônios masculinos e favorece o diabeteCarnes, fígado, peixe, ovo, leguminosas e nozes

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.