Nikoguru

Conheça os conteúdos mais cobrados em Física na prova de Ciência da Natureza e suas Tecnologias

  • por em 19 de novembro de 2021

Faltando um pouco mais de uma semana para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), quais seriam as questões mais cobradas de Física e o que revisar antes antes da prova.

No ENEM são cobradas 15 questões de Física, muitas vezes englobando conhecimentos interdisciplinares com aplicações ao dia a dia.

Questões mais cobradas em Física

O participante será avaliado a partir de uma ementa extensa que envolve muitas fórmulas, porém – estatisticamente falando – mais da metade das questões são previsíveis com conteúdos específicos. Pode-se dizer que 45% das questões são sobre Ondas e Circuitos nos últimos cinco anos, logo ter domínio dessas disciplinas é fundamental para o sucesso na prova. Outros conteúdos de destaque são Calorimetria (9%), Trabalho e Energia (9%) e Cinemática (9%). O restante da prova é formado por exercícios equilibrados das outras disciplinas da Física.

Outro ponto importante nas questões de Física é observar as medidas utilizadas. Transforme-as caso as opções de resposta ou do comando da questão exijam. O aluno não deve ter vergonha de decorar fórmulas, pois se ganha muito tempo na sua resolução. Por fim, o participante deve desenhar todas as forças envolvidas no exercício.

O que fazer poucos dias antes da prova

Há poucos dias para a prova, o participante deve revisar questões estilo ENEM e praticar bastante com exercícios, especialmente nesses conteúdos que mais caem. Não deixe também de ter momentos de relaxamento intercalados com o estudo, pois excesso de cansaço e nervosismo atrapalham e podem afetar o desempenho na prova.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Física
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments