Nikoguru

Equação de Torricelli

• por em 16 de abril de 2021

É uma equação do MRUV (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado) na qual o tempo não é um dos parâmetros. Ou seja, ao analisar a equação da velocidade e da distância percorrida nesse tipo de movimento, isolando o tempo em uma dessas equações, de preferência a da velocidade, e substituindo na outra, encontramos uma nova equação:

V² = Vo² + 2ad

V -> velocidade final do corpo (m/s)
Vo -> velocidade inicial do corpo (m/s)
a -> aceleração (m/s²)
d -> distância percorrida (m)

Tal equação é melhor utilizada nos exercícios que o tempo não foi pedido ou não é relevante encontrá-lo.

Sobre Torricelli

Evangelista Torricelli nasceu em 15 de outubro de 1608 em Roma, Itália. Tendo talento para os estudos, seus pais enviara para estudar matemática e filosofia em Faenza até 1626. Depois, ele volta para Roma estudar com beneditino Benedetto Castelli (1577-1644), professor de matemática no Collegio di Sapienza.

Tornou-se discípulo de Galileu, e após a morte dele, em 8 de janeiro de 1642, o Grão-duque Ferdinando II de Medici pediu a Torricelli para suceder a Galileu como o matemático grão-ducal e catedrático de matemática na Universidade de Pisa. Um pouco antes de aceitar o cargo, Torricelli inventou o barômetro, instrumento que mede a pressão atmosférica. O torricelli (símbolo torr), uma unidade de pressão, recebeu o seu nome.

O cientista também desenvolveu uma equação que permite calcular a velocidade de um corpo em MRUV sem necessidade de de se conhecer o intervalo de tempo, descoberta que levou seu nome: Equação de Torricelli.

Ele projetou e construiu vários telescópios e microscópios simples. Em 11 de junho de 1644, ele escreveu a famosa carta a Michelangelo onde disse: “Vivemos submersos no fundo de um oceano de ar.” Torricelli morreu de febre, em Florença no dia 25 de outubro de 1647, aos 39 anos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Física