Nikoguru

Introdução à Cinemática

  • por em 22 de abril de 2021

Cinemática é a área de conhecimento na Física que estuda o movimento dos corpos sem se preocupar com a análise das causas. Suas equações demonstram grandezas de posição, velocidade e aceleração durante um intervalo de tempo, desde partículas até mesmo trajetórias de corpos celestes.

Conceitos básicos de Cinemática

Referencial: a noção de movimento ou repouso de certo objeto móvel não depende apenas do objeto, mas do ponto que adotamos como referência do movimento. Logo, referencial ou sistema de referência é a posição em que esse ponto se encontra. Por exemplo: uma pessoa em uma estação de trem observa um trem bala em movimento a 300 km/h, porém para o passageiro dele, o trem está em repouso. Logo para responder se o trem bala está em movimento ou em repouso, depende do referencial.

Para as pessoas na estação, o trem está em movimento. Para os passageiros, o trem está em repouso. Tudo depende do referencial.

Movimento e Repouso: são conceitos relativos na cinemática. Um corpo pode estar em movimento ou em repouso dependendo do referencial. Pode se dizer que movimento é no qual um corpo muda de posição, com o passar do tempo, em relação a um referencial adotado. Enquanto o repouso é o fenômeno físico no qual um corpo mantém a mesma posição, no decorrer do tempo, em relação a determinado referencial.

Trajetória: é a conjunto das posições ocupadas por um corpo. O formato da trajetória de um corpo depende do referencial. Por exemplo: um avião joga bombas na superfície. Para o piloto, as bombas estariam caindo em linha reta. Entretanto, para uma pessoa que estivesse observando o avião do chão, a trajetória das bombas descreveria uma parábola.

Para o executivo, a bomba descreve uma trajetória de parábola. Para o piloto do avião, a bomba cai em uma linha reta.

Móvel: é todo e qualquer corpo que muda de posição com o decorrer do tempo.

Ponto material: é corpo cujas dimensões não interferem no estudo do movimento. Um transatlântico pode ter suas dimensões desprezadas quando ele dá a volta ao mundo, mas suas medidas não poderão ser desprezadas ao atracar em um porto.

Espaço percorrido: é a medida do comprimento ou distância da trajetória descrita por um corpo.

Deslocamento: é a diferença entre as posições final e inicial de um movimento. Dica: por apresentar módulo, direção e sentido, o deslocamento é uma grandeza vetorial. Por exemplo: uma pessoa sai de casa, anda por 10 km e retorna para casa em 2 horas. O espaço percorrido nessas 2 horas seria de 10km, mas o deslocamento é zero.

Corpo extenso: é o corpo cujas dimensões são importantes para o entender o movimento.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Física
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments