Nikoguru

MRUV – Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

  • por em 12 de maio de 2021

O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) é aquele que é realizado em linha reta e possui uma aceleração constante ou média. Isso significa que sua velocidade é variada ao longo de um período de tempo.

Função da velocidade determinada no MRUV

Para obter a função velocidade no MRUV deve-se aplicar o conceito de aceleração média ou constante baseada na fórmula:

a=ΔV/Δt

Δv: variação de velocidade (v – v0)
Δt: variação de tempo (t – t0)

Logo

V=V0+at

v: velocidade final
v0: velocidade inicial
a: aceleração
t: tempo final

Movimento acelerado e retardado

Movimento acelerado: usando como exemplo a equação v=20+3t. Sabe-se que sua velocidade inicial (v0) é 20m/s e a aceleração constante (a) do movimento é igual a 3m/s², pode-se perceber que qualquer valor para t positivo ou igual a 0 (t≥0) a velocidade do objeto sempre será positiva, logo o movimento é acelerado. Nesse caso, o módulo da velocidade está aumentando. Tipos de movimento acelerado:

  • Movimento acelerado progressivo: movimento no sentido da trajetória onde módulo da velocidade aumenta em relação ao tempo.
  • Movimento acelerado retrógrado: movimento no sentido inverso da trajetória onde módulo da velocidade aumenta em relação ao tempo.

Movimento retardado: usando como exemplo a equação v=-4+2t. Sabe-se que sua velocidade inicial(v0) é -4m/s e sua aceleração constante (a) é a=2m/s², pode-se perceber que para 0≤ t <2 o movimento é retardado, e para t=2 a velocidade do móvel se anula, assim sendo para t>2 o objeto móvel muda de sentido passa de retardado para acelerado. Nesse caso, o módulo da velocidade está diminuindo. Tipos de movimento retardado:

  • Movimento retardado progressivo: movimento no sentido da trajetória onde módulo da velocidade diminui em relação ao tempo.
  • Movimento retardado retrógrado: movimento no sentido inverso da trajetória onde módulo da velocidade diminui em relação ao tempo.

Haverá um artigo específico sobre vetores aplicados na Cinemática, onde esses conceitos serão detalhados.

Função Horária do MRUV

Sabendo que a aceleração no MRUV permanece constante pode-se calcular a variação do espaço de um ponto móvel no período de tempo.

S= S0+V0t+(at²)/2

Equação de Torriceli

A equação de Torriceli também pode ser aplicada no MRUV, quando for necessária o uso de uma equação sem a variação do tempo.

v² = v0² + 2aΔS
Legenda:
v – velocidade final (m/s)
v0 – velocidade inicial (m/s)
a – aceleração média (m/s²)
ΔS – deslocamento (m)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Física
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments