Nikoguru

Conheça os conceitos básicos de Estatística

  • por em 11 de maio de 2021

A Matemática exigida tanto do Exame Nacional do Ensino Médio quanto dos vestibulares requerem capacidade de interpretação estatística de gráficos e tabelas. Apesar da Estatística não ser uma disciplina muito comum no ensino médio, os conceitos básicos são cobrados recorrentemente nas provas. Esses conceitos são:

  • Média Simples
  • Mediana
  • Moda

O que é Estatística

A Estatística é a ciência que se fundamenta na coleta, organização, representação, interpretação e análise de dados em contextos variados. Essa interpretação desses dados auxiliam na tomada de decisão, já que eles demonstram cenários que muitas vezes não são tão explicitos.

Média Simples ou Aritmética

Quando aparece apenas o termo “média” no ENEM, é referente à média aritmética. Ela é calculada a partir do somatório de valores dos elementos dividido pela quantidade de elementos somados. Por exemplo, qual é a média de 10, 15 e 20? Para resolver a questão é só somar 10 + 15 + 20 = 45 e dividir por 3 (são três elementos). Logo 45/3 = 15. Viu como é fácil?

Fórmula da Média Simples

msimples = (x1 + x2 + x3 …. + xn)/n
n= nº de elementos

Mediana

A mediana é o ponto central de uma sequência de valores ordenados em ordem crescente. Para calcular a mediana, primeiro organize os elementos em ordem crescente. Se a quantidade de elementos for ímpar, a mediana será o ponto central. Se for par, haverá dois elementos centrais, nesse caso a mediana será a média simples desses dois valores.

Exemplos:

  1. Qual a mediana de 0,0,6,6,8,10,15? É ímpar, nesse caso a mediana é ponto central ou seja, 6.
  2. Qual a mediana de 0,0,6,6,8,8,10,15? É par, nesse caso a mediana é a média dos elementos 6 e 8 = (6+8)/2 = 14/2 = 7 Logo a mediana é 7

Moda

É chamado de moda a observação (valor) que é mais frequente no conjunto analisado.

Exemplo:

  1. Qual é a moda do conjunto 0,0,6,6,6,8,10,15? O elemento mais frenquente é o 6, logo a moda é 6.
  2. Qual a moda de 0,0,6,6,8,8,10,15? Nesse caso, temos três elementos mais frenquentes = 0, 6 e 8. Logo a moda é 0,6 e 8, esse conjunto é trimodal.

Dica: Quando não há números repetidos em uma amostra, dizemos que não existe moda. Assim, classificamos o conjunto como amodal.

Aparecendo menos do que esses conteúdos acima, o ENEM já solicitou a interpretação do desvio padrão e a variância na prova, mas nunca foi pedido para que se calculasse a variância ou o desvio padrão de um conjunto de dados. Nesse caso, é importante entender que: quanto maior o valor da variância e do desvio padrão, menos regulares serão os dados, ou seja, ambas são medidas de dispersão.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Matemática
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments