Nikoguru

Divirta-se aprendendo: filmes que ensinam matemática

  • por em 25 de maio de 2021

“Qual a utilidade de aprender a fórmula de Bhaskara na minha vida?” Você com certeza já se fez essa pergunta, não é mesmo? A matemática e suas teorias muitas vezes abstratas parece algo muito distante da nossa realidade. Mas a verdade é que ela está presente nas nossas vidas, na natureza, em situações cotidianas…e quando aprendemos associar a teoria à prática, tudo fica mais fácil! Para provar isso, trouxemos aqui uma lista de nove filmes sobre matemática, para você se divertir enquanto aprende coisas novas.

Lembrando que o portal UAI e o Nikoguru estão oferecendo um curso gratuito de Matemática Zero com o professor Alisson Marques. Para acessar basta entrar em https://matematicaon.nikoguru.com.br

Essa lista é bastante eclética e possui tanto filmes sobre matemática de suspense quanto de comédia, de grandes produções a filmes da cena independente. Tem pra todos os gostos aqui! Eles abordam desde probabilidade à origem da computação, passando por frações contínuas e Teoria dos Jogos. Então, aqui está a lista de

9 filmes sobre matemática:

Como eu odiava matemática

O 1º filme listado é também o único documentário da lista. Mas não é por isso que ele é chato, deixa de preconceito! O diretor Olivier Peyon roda o mundo entrevistando pessoas para descobrir porque elas odeiam a matemática. Ao mesmo tempo, levanta problemas no seu ensino, como currículos defasados e distantes da realidade dos estudantes. Por isso, ele investiga como a matemática faz parte da nossa vida e acaba mostrando como grandes empresas como Apple e Facebook construíram seus impérios utilizando algoritmos.

filmes sobre matemática

Enigmas de um crime

“O único crime perfeito que existe não é aquele sem solução, mas aquele com o culpado errado”. Esse eletrizante suspense acompanha Martin, um aluno da Universidade de Oxford, e seu professor de lógica, Seldon. Ambos tentam desvendar uma série de crimes relacionados a símbolos matemáticos. Se entenderem os símbolos e sua lógica, é possível não só descobrir o autor mas, principalmente, impedir o próximo assassinato. O filme é uma produção britânica e tem Elijah Wood, de O senhor dos anéis, no elenco.

filmes sobre matemática

Estrelas além do tempo

Esse filme é tão incrível que a rua da sede da Nasa foi renomeada com o nome das protagonistas dele – em pleno 2019, depois do sucesso do filme e reconhecimento da importância das cientistas. Ele é uma verdadeira aula multidisciplinar, pois aborda a luta das mulheres, diversidade, racismo, corrida espacial e Guerra Fria.

E o que a matemática tem a ver com isso? Tudo! As três matemáticas negras que trabalharam na Nasa foram fundamentais para que os Estados Unidos levassem o 1º homem à lua. Elas próprias desenvolveram cálculos que garantiram a ida e volta dos astronautas em segurança.

Sofreram com o machismo e o racismo e, apesar de ficarem por muito tempo escondidas, depois de anos, tornaram-se estrelas além de seu tempo.O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme e Octavia Spencer, uma das protagonistas, ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. 

Matemática do amor

Este é pra quem gosta de filmes fofos <3 Mas não se trata de uma comédia romântica, o filme é um drama intenso! Ele acompanha a vida de Mona (Jéssica Alba), uma menina que abre mão de tudo que gosta, na infância, para ver seu pai bem – sua doença piora a cada dia. Ela cresce assim, sem ambição na vida, mas carregando viva a única paixão que não sufocou: a matemática. Até que sua mãe – vivida por Sônia Braga, olha só – faz uma jogada e lhe consegue um emprego como professora de matemática. Daí por diante sua vida muda completamente!

filmes sobre matemática

O homem que viu o infinito

Esse filme é uma cinebiografia do matemático indiano Srinivasa Ramanujan (1887-1920), que fez importantes descobertas. Autoditada e intuitivo, enfrentou não só a xenofobia e o racismo de seus colegas e professores de Cambridge, mas a desconfiança dos que não acreditavam nas fórmulas que ele concebia quase como revelações divinas. Ele foi um outsider, um pioneiro, cujas teorias vêm sendo aplicadas (quase um século depois de sua morte) no desenvolvimento de computadores e no estudo dos buracos negros. Ah, e o ator que protagoniza o filme é Dev Patel, de Quem quer ser um milionário. Sabe qual é a melhor parte? Você pode assistir o filme na Netflix.

filmes sobre matemática

O jogo da imitação

Esse filme traz outro ícone que mudou a história mundial: Alan Turing. O matemático britânico foi decisivo para a derrota do nazismo, pois conseguiu decifrar o código do Enigma, sistema criptográfico usado pelas forças alemãs para transmitir mensagens a seus homens no campo de batalha. Além disso, Turing criou uma máquina nos anos 1930 que é considerada a precursora do computador. Ele também foi pioneiro nas formulações sobre inteligência artificial, tema atualíssimo. Você pode assistir ao filme na Netflix.

o jogo da imitação

Pi

Aprendemos na escola que o pi é um número muito grande e o arredondamos para 3,14, certo? Mas você sabe quem descobriu os mais de 200 dígitos de π? Se não sabe, vai descobrir neste filme de suspense. E essa não foi a única descoberta de Max : ele encontra um padrão nas movimentações financeiras das bolsas de valores. Por isso, ele logo é procurado por um grupo de Wall Street, que deseja saber como ganhar dinheiro com essa descoberta. Apesar de ser preto e branco, não é tão antigo (mais novo que o Titanic, por exemplo) e tem uma ótima nota no Rotten Tomatoes – 88%.

filme Pi

Quebrando a banca

Ao contrário do anterior, esse é um verdadeiro blockbuster! O filme traz Kevin Spacey como um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que desenvolveu métodos baseados na matemática para calcular as probabilidades em jogo de cartas. Juntamente com seus alunos, ele literalmente quebra a banca de cassinos usando a probabilidade.

Filme Quebrando a banca

Uma mente brilhante

Esse é um clássico do cinema norte americano que levou, inclusive, Oscar de melhor filme. Ele é uma cinebiografia de John Nash, um matemático norte americano que alcançou a fama após resolver um problema relacionado à teoria dos jogos em 1994. Aliás, ela ainda é muito utilizada hoje, principalmente em questões que envolvem estratégia. Russel Crowe é o protagonista do filme, que está na Netflix.

E aí, gostou das sugestões? Comenta aqui embaixo se já tiver assistido algum. Se não viu, assista e depois volte pra dizer se valeu a pena ou se era uma “bomba”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Matemática
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments