Nikoguru

O que são os implícitos textuais

  • por em 13 de maio de 2021

A ideia de implícito em um texto está naquilo que está presente pela ausência, ou seja, o conteúdo implícito pode ser definido como o conteúdo que fica à margem da discussão, porque ele não vem explicitado no texto. Ainda continua confuso com o conceito, pode se dizer que implícito é:

  • o que não está dito, mas que, de certa forma, sustenta o que está dito;
  • o que está suposto para que se entenda o que está dito;
  • aquilo a que o que está dito se opõe;
  • outras maneiras diferentes de se dizer o que se disse e que significa com nuances distintas etc.

Exemplo:

Pressupostos

Veja o exemplo: “Lúcia parou de fumar. Todos foram convidados para a festa, até Lúcia.” O pressuposto dessa expressão é que Lúcia só foi convidada para festa depois que parou de fumar.

Alguns marcadores linguísticos

Alguns advérbios ou locuções adverbiais: “Carla está bela nesta noite de formatura.” Pressuposto da frase é que Carla está bonita na festa.

Pronomes adjetivos: “Joaquim foi meu primeiro namorado na capital desse estado.” Pressuposto da frase é que ela não namora mais Joaquim.

Verbos que indicam mudança ou permanência de estado: O governador de Minas converteu-se ao catolicismo romano. Pressuposto da frase é que o governador não era católico antes e agora o é.

Determinadas conjunções: Casei-me com uma mulher bem alta, mas sou feliz. Pressuposto da frase é sou feliz com minha mulher.

Orações Adjetivas: Os americanos, que se consideram os guardiões da democracia, estão animados com seu novo presidente. Pressuposto: os americanos gostam do novo presidente.

Subentendido

Subentender é perceber ou compreender o que não está bem claro ou explicado, apenas sugerido.

Exemplo: Canal de televisão muda programação para atender a nova classe C.

Isso significa que:

Posto: SBT muda programação para atender a nova classe C.
Pressuposto 1: SBT mudou a programação que não atendia a nova classe C.
Pressuposto 2: Há uma nova classe C.
Subentendido 1: A programação anterior não atendia a nova classe C.
Subentendido 2: Já existia uma classe C que não era contemplada pela programação do SBT.
Subentendido 3: A classe C passou a ser alvo da programação do SBT.

Exemplo de uso dos Implícitos Textuais

Vejam um caso da aplicação dos implícitos textuais em uma questão dissertativa no vestibular da Unicamp.

Em 7 de agosto de 2006, foi publicada, no jornal Correio Popular de Campinas, a seguinte carta: “Li reportagem no jornal e me surpreendi, pois moro próximo ao local de infestação de carrapatos-estrela no Jardim Eulina, e sei que existem muitas capivaras, mesmo dentro da área militar. Surpreendi-me ainda ao saber que vão esperar o laudo daqui a 15 dias para saber por que ou do que as pessoas morreram. Gente, saúde pública é coisa séria! Não seria o caso de remanejar esses bichos imediatamente, como prevenção, uma vez que estão em zona urbana?” (Carrapatos, M., M.).

a) Na carta acima, a que se refere a expressão “esses bichos”? Justifique.

b) A compreensão da carta pode ser dificultada porque há nela vários implícitos. Aponte duas passagens do texto em que isso ocorre e explique.

c) Que palavra da carta justifica a referência a “saúde pública”?

Conseguiu responder? Senão leia a resolução abaixo.

a) Ao empregar a expressão “esses bichos”, a autora da carta quis referir-se às capivaras, pois argumenta que elas estariam em zona urbana e deveriam ser remanejadas para uma área rural.

b) Um dos implícitos contidos na carta encontra-se na passagem “moro próximo ao local de infestação de carrapatos-estrela no Jardim Eulina, e sei que lá existem muitas capivaras…” Dessa frase se interpreta que as capivaras são portadoras dos carrapatos-estrela. Outro implícito é a sugestão de que pessoas teriam morrido por causa da ação dos carrapatos, como se demonstra na passagem “surpreendi-me ainda ao saber que vão esperar o laudo daqui a 15 dias para saber por que ou de que as pessoas morreram.”

c) A palavra que justifica a referência à saúde pública é “infestação”, já que o bairro Jardim Eulina e localidades próximas estariam infestados pelos carrapatos-estrela, ameaçando a saúde dos moradores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Português
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments