Nikoguru

O ENEM 2021 será adiado para 2022?

  • por em 17 de maio de 2021

Mesmo com a afirmação do Ministro da Educação Milton Ribeiro que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será em “outubro ou novembro”, devido ao não cumprimentos das etapas para sua realização é bem provável que ocorra no ano que vem. Segundo despacho interno, os servidores do INEP – órgão responsável pela realização das provas – trabalham com a data de janeiro de 2022.

Metas do Inep 2021 publicadas no DOU (11/05): não há previsão de realização do ENEM.

5 Razões para o ENEM 2021 ser aplicado somente em 2022

  • A aplicação do exame não está prevista nas metas de 2021 do INEP na publicação de 11 de maio do DOU (Diário Oficial da União).
  • Até o momento não foi publicado o edital geral. Só foi divulgada as datas para isenção da inscrição e as inscrições (28 de junho a 9 de julho). Em 2020, o edital foi publicado em 22 de abril e as inscrições de 11 a 22 de maio.
  • Alteração da direção do Inep em fevereiro e maior interferência do Ministério da Educação (MEC) no órgão.
  • O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro já afirmou que o exame será realizado só em 2022. Depois ela recuou sob fortes críticas de entidades estudantis no dia 13 de maio.
Despacho interno do INEP.

Apesar da forte tendência das provas do ENEM serem realizadas a partir de janeiro de 2022, as assessorias de comunicação do MEC e do Governo Federal vem dizendo “que a edição está garantida e confirmada, porém, o cronograma da aplicação está ainda em planejamento”, mas não há definição sobre a data.

Impacto do ENEM ser realizado em 2022

A falta de cronograma impacta em outras agendas importantes, especialmente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – a principal porta de entrada nas universidade públicas do país. E isso pode gerar um efeito “cascata” como o início do ano letivo nas universidades e de outros programas como o Fies e o Prouni.

E você, o que acha que pode acontecer? Comente abaixo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Enem
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments