Nikoguru

O que esperar das provas no ENEM 2021: primeiro dia

  • por em 18 de novembro de 2021

A próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 iniciará nesse domingo (21/11). Nesse dia serão aplicadas três provas: Linguagens e suas Tecnologia, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Redação.

Não é novidade para ninguém que o Enem é a principal forma de acesso às principais faculdades, além de abrir caminho para o ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificado) e Fies (Financiamento Estudantil). As novidades dessa edição são a realização simultânea com a versão digital da prova e as polêmicas envolvendo o órgão federal responsável pelo exame, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e as interferências do presidente Jair Bolsonaro que deseja que o teor da prova seja mais conservador e menor interpretativo.

Discussões a parte, quais os conteúdos mais cobrados nessas provas nos últimos dez anos, que valem a pena dar uma revisada rápida na véspera.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Sociologia: Movimentos sociais; Direitos das minorias; Cidadania e Democracia.

Filosofia: grandes pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles; São Tomás de Aquino; Maquiavel; Hobbes; Locke; e Rousseau.

Geografia: Meio ambiente; Globalização; Desenvolvimento social; Fontes de energia e Clima.

História: Brasil República; Mundo Contemporâneo; Idade Moderna; Brasil Colônia e Brasil Império.

Linguagens e suas Tecnologias

Interpretação de texto; Gêneros textuais; Norma culta; e Funções de linguagem.

Redação

Temas brasileiros: “uberização” do trabalho; esportes como inclusão; a questão dos refugiados venezuelanos no Brasil; os símbolos nacionais; variação lingística; o desmatamento da amazônia; violência doméstica; e educação a distância.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Enem
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments