Nikoguru

Técnica Pomodoro: aumente a sua concentração nos estudos

  • por em 5 de abril de 2021

Se você tem dificuldade de estudar por períodos maiores de tempo, uma técnica que pode te ajudar bastante na sua concentração é o Pomodoro. Essa metodologia promete aumentar sua produtividade e sua capacidade mental nos estudos. O seu nome curioso vem da palavra italiana “pomodoro” (tomate em italiano), como referência ao popular timer gastronômico na forma dessa fruta.

O que é a técnica Pomodoro?

Desenvolvida no final dos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, a técnica consiste na utilização de um timer de cozinha ou um cronômetro com alarme para dividir o estudo em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. O método baseia-se na ideia de que pausas frequentes podem aumentar o foco durante os estudos. Conheça o passo a passo para usar a técnica:

  1. Escreva uma lista de conteúdos (podem ser exercícios também).
  2. Tenha um timer ou cronômetro com alarme para 25 minutos.
  3. Escolher o conteúdo a ser estudado.
  4. Estudar esse conteúdo sem distrações durante os 25 minutos. Não vale dar uma espiada na redes sociais.
  5. Anotar seu progresso quando o alarme tocar.
  6. Fazer uma breve pausa de 5 minutos – nesse momento você pode ir no banheiro, tomar um cafezinho ou dar um like no Instagram.
  7. Faça mais três períodos de 25 minutos de estudos. Depois realize uma pausa mais longa de 15 a 25 minutos. O chamado “descanso recompensador” e nesse período de tempo realize atividades que te dão prazer.
  8. Reinicie o ciclo de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

Em resumo, o ciclo do Pomodoro funciona assim: Estudo 1 (25 minutos); Pausa (5 minutos); Estudo 2 (25 minutos); Pausa (5 minutos); Estudo 3 (25 minutos); Pausa (5 minutos); Estudo 4(25 minutos).

Baixe aqui um plano de estudos de 4 horas/dia para o ENEM baseado no Pomodoro

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments